sábado

Litha no H. Norte... Yule aqui...e São João !


Começamos a falar das comemorações de Litha...

Lindo texto de Mirella Faur...
- O SABBAT LITHA -
A CELEBRAÇÃO DO SOLSTÍCIO DE VERÃO NO HEMISFÉRIO NORTE
O solstício de verão era celebrado pelos antigos povos - principalmente os celtas, escandinavos e saxões - como o auge da trajetória anual do Sol. Neste dia, considerado o mais longo e claro do ano, o nascer e o pôr-do-sol alcançam seus pontos máximos ao norte da linha do horizonte, marcando o auge do verão.
As antigas culturas europeias começavam as celebrações ao nascer do Sol, no primeiro dia do signo de Câncer, saudando os Deuses Solares (Baldur, Lugh e Dagda) e as Deusas Solares(Grainne, Sunna, Sol, Sundy Mumi, Paivatar, Saule)) e continuavam com festejos, cantos e danças até a noite, quando eram acesas inúmeras fogueiras nas colinas e nos campos. Também era costume rolar colina abaixo uma roda de fogo, feita de galhos ou barris com piche, simbolizando o disco solar e purificando, em seu percurso, as vibrações negativas dos campos e lavouras. Tochas acesas eram carregadas em procissões para “limpar” as casas e aldeias, trazendo, assim, saúde e prosperidade. O gado também era passado por entre duas fogueiras acesas, afastando doenças e aumentando a fertilidade, enquanto casais de namorados pulavam juntos a fogueira para atrair e garantir a permanência e fidelidade de seu amor. As fogueiras permaneciam acesas por toda a noite e as pessoas dançavam ao seu redor, cantando e bebendo hidromel e vinho aromatizado com ervas solares.
Estas festividades, ditas pagãs (paganus sendo a palavra romana que designava o homem do campo), persistiram até a Idade Média, camufladas sob a forma de feiras - agrícolas, de artesanato, esportivas ou artísticas - para evitar a perseguição da Igreja. Até que, em 1985, o Grande Festival de Stonehenge foi proibido. Considerado uma continuação de uma antiga feira medieval - que por sua vez era a reminiscência das Celebrações Druidas - a participação pública neste evento foi proibida (devido à erosão do solo e ao vandalismo dos visitantes), sendo reservado apenas às Ordens e Círculos Druídicos atuais.Depois de ter ficado fechado por alguns anos, Stonehenge reabriu para o solstício de verão em 1999. O evento agora atrai mais de 20 mil visitantes que desejam ficar acordados para ver a alvorada lado a lado com os druidas vestidos de túnicas brancas. As pessoas se reunem durante a noite no círculo de menires para ver o sol subir em alinhamento com duas pedras no círculo externo e dançam ao som de tambores e músicas variadas. Ocasionalmente permite-se o aceso fora desta data com a devida supervisão para evitar estragos aos menires.
No momento do solstício recomenda-se fazer afirmações ou rituais para a saúde, justiça, sabedoria, verdade e paz. Segundo os Druidas, os primeiros raios do Sol nascente do dia do solstício de verão são a manifestação visível da descida do Espírito na matéria. O dia do solstício também é considerado favorável para o recolhimento de ervas, preparação de água cromodinamizada, confecção e imantação de talismãs e amuletos e oferecimento de cereais, agradecendo a luz solar ao Avô Sol e as dádivas da Mãe Terra.
A planta dedicada a este Sabbat é o hipericão (St. John’s Wort), que era colocado embaixo dos travesseiros para intensificar os sonhos ou, sob a forma de guirlandas, colocado no telhado das casas para atrair boa sorte. Como com a cristianização o deus Baldur foi sincretizado à figura de São João e as celebrações pagãs transformadas em festas juninas, pode-se usar o sincretismo e utilizar a erva de São João já que o hipericão não é cultivável no Brasil.
Na mitologia grega, nesta data a deusa Perséfone atingiu sua plenitude de mulher (celebrada no Sabbat Beltane, de 30 de abril) e entrou no labirinto que a levou ao mundo subterrâneo, reino de seu esposo Plutão e da deusa Hécate. Segundo a lenda, sua descida inicia-se à medida que a força do Sol declina e a luminosidade dos dias diminui (no hemisfério Norte).
Com o intuito de enriquecer sua vida moderna e tecnológica com o encanto dos antigos rituais, aproveite esta data e faça seu próprio ritual. Acorde cedo e, em jejum, saúde o Sol no momento exato em que ele se eleva acima da linha do horizonte, entoando - de acordo com a sua intuição - uma oração para um Deus ou Deusa Solar e pedindo saúde, sorte, sucesso nas suas realizações, luz para a mente dos governantes, paz ao seu redor e no mundo.
Olhe rapidamente para o disco solar, feche os olhos e inspire a energia dourada, trazendo-a para seu chacra solar. Em seguida, acenda uma vela dourada ou amarela e coloque-a em uma vasilha de vidro, despejando, depois, água mineral ao seu redor, cuidando para não apagar a vela. Toque um gongo ou sino, tome três goles de água mineral, expressando um desejo para cada gole. Medite, olhando a vela, sobre o que você precisa clarificar em sua vida, como se renovar ou fortalecer sua saúde. Apague a vela com os dedos (não assopre) e guarde-a para acendê-la quando se sentir enfraquecido ou desvitalizado. Despeje a água sobre a terra ou em um vaso de plantas como oferecimento à Mãe Terra.
Em seguida, defume sua casa e prepare água solarizada (água com uma drusa de cristais de rocha magnetizada com os raios solares). Coloque alguns galhos de erva de São João embaixo de seu travesseiro e peça aos Anjos e Deuses Solares que lhe enviem informações, intuições ou mensagens que lhe ajudem a fortalecer sua saúde, vitalidade e desempenho pessoal. E, ao participar de uma festa junina, lembre-se das antigas celebrações e pule sobre a fogueira para se purificar ou, junto a seu parceiro(a) ou companheiro(a) para reforçar os laços de amor.


Próxima postagem falaremos de Yule e de pois São João !!!

quinta-feira

Limão X quimioterapia ...


Olhem só isso aqui ...
Melhor que quimioterapia !!!
LIMONADA para tomar TODOS OS DIAS com UMA COLHER as de  CHÁ DE BICARBONATO de SÓDIO MATA AS CÉLULAS CANCEROSAS.

É 10.000 vezes mais potente do que a quimioterapia.
Seu sabor é agradável e claro há os horríveis efeitos da quimioterapia e o que é ainda mais surpreendente é que este tipo de terapia, com o extrato de limão e bicarbonato de sódio destrói apenas as células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.

Instituto de Ciências da saúde, l.l.c. 819 N. Charles Street Baltimore, MD 1201

domingo

Como conservar frutas e vegetais 1


Adorei esse post... fico bastante angustiada quando vejo que "esqueci"  de alguma verdura, fruta ou legume na geladeira e passou o prazo....A solução é ORGANIZAR   e usar alguns TRUQUES para que elas durem mais !

A  geladeira:
Verifique se a sua geladeira está na temperatura correta. Normalmente recomenda-entre 3,5 e 5 ° C, de modo a que os alimentos frescos, mas não congelado.
Arrume as frutas e legumes
Nem todas as frutas e legumes podem ser colocados juntos. Maçãs e outras frutas produzem gás etileno que faz com que  frutas e legumes amadureçam mais rápido e estrageum antes.
Temperaturas
Algumas  frutas e legumes têm de estar à temperatura ambiente..., mas costumamos deixar a maioria delas na geladeira- e o frio pode danificar alguns deles, como tomate, abóbora e laranja.
Use seus próprios sacos
 Os papéis que envolvem a fruta no supermercado, bandejas e bolsas nem sempre são a melhor forma de preservar frutas e legumes, é melhor usar os seus próprios sacos perfurados (com um furador de papel , por exemplo), e papel.
Guarde as sobras
Armazene as sobras em recipientes fechados sempre, retirando o ar para que estraguem rapidamente ..

Seguem mais sugestões em novo, post aguardem !