domingo

Preparando Yule com as Crianças !

Como já sabemos as comemorações cristãs tem origem nas comemorações pagãs e foram "adaptadas" para que a nova religião fosse mais facilmente aceita .
Então tenho passeado pela internet e visto muitas coisas interessantes que são ( no fundo) reapresentação de atividades e rituais pagãos bem legais.
O importante sempre é sabermos o significado, o que está "por trás" das comemorações, aí podemos comemorá-las devidamente e trazê-las para as crianças com toda a sua essência, valor e características, entendendo como historicamente as coisas se desenrolaram, compreendendo e curtindo o nosso jeito e respeitando o jeito das outras pessoas comemorarem...
Só uma pitadinha, para compreendermos e apresentarmos a base da festa para as crianças:

Também conhecido como Natal, Ritual de Inverno, Meio do Inverno, Yule e Alban Arthan, o Sabbat do Solstício do Inverno é a noite mais longa do ano, marcando a época em que os dias começam a crescer, e as horas de escuridão a diminuir. É o festival do renascimento do Sol e o tempo de glorificar o Deus. 
Encontrei aqui imagens , sites e outras referências - especialmente em forma de imagens, vale a pena a visita !
Esta semana estamos preparando um espaço especial ( não é necessariamente um altar) , e estamos trabalhando nisso, montando - dia a dia . Começamos  pela "faxina" da casa e do local, depois colocamos tecidos como uma base,e iniciamos o trabalho semana passada selecionando elementos do reino mineral e esta semana iremos trazer de nosso passeios pela redondeza ou parques elementos do reino vegetal...
Gostei muito das sugestões postadas aqui , cliquem para visitar .
 Tem umas dicas bem legais aqui também.
Bons Preparativos !
Com as Bênçãos dos Antigos, sempre !

2 comentários:

Elaine Figueira disse...

Obrigada por sua visita, espero que esteja bem. E que sua mãe se recupere bem e rapidamente.

Vamos combinar de tomar um chá de nos conhecermos. Só não sei como. Meu email está aqui. Assim que mandar seu telefone (acho até que vc já me mandou um dia, não sei)Mando o meu e combinamos ok.

Bençãos da Lua Crescente.

Elaine Figueira disse...

Ui! Às vezes me comparo à Madame Mim, esqueço tudo, pareço uma louca batendo com a vassoura na parede e não encontrando a saída pela janela! hi hi hi hi.

É o estresse! Não liga amiga. Meu email elaine.figueira@yahoo.com.br

bjs