segunda-feira

Falando de Samhain com as Crianças


Samhain se aproxima para todos os que comemoram a Roda do Ano pelo Hemisfério Norte.

Preparar o Halloween - festa coincidente, e muito mais conhecida e que vem aos poucos encantando nossas crianças com suas cores , alegrias, brincadeiras, fantasias e...gostosuras é muito mais fácil.
Mas...como abordar o conteúdo das comemorações de Samhain com nossos Pequenos Pagãos de forma leve e verdadeira, sem entrar em profundas reflexões sobre a VIDA e a MORTE ???

A forma e o quê iremos abordar e como será nossa celebração (ritual) vai depender muito da idade da(s) crianças.
Este ano iremos pensar em como festejar com as Crianças Bem Pequenas :
Podemos falar que nossa próxima festa será uma comemoração muito especial, onde iremos "matar" as saudades que temos dos nossos parentes que já partiram para as Terras do Verão (*). E caso tenhamos vivido algo desta natureza recentemente, esta poderá ser uma excelente oportunidade de ajudar a superar esta perda tão recente .

Olhar um álbum com fotos dos antepassados pode ser um a forma bem especial. Pois acabamos falando um pouco das pessoas, relembrando fatos, características, episódios interessantes...e nos aproximamos delas de uma forma alegre e amorosa ( e leve !)

Podemos aproveitar para escolher algumas fotos e fazer um pequeno altar dos ancestrais. Com isso não apenas dizemos , mas mostramos na prática, o quanto foram e são importantes para nós e como as amamos.

Podemos incluir inclusive os animais de estimação que a(s) crianças tenha conhecido e que tenham falecido.

O local, a decoração deve ter a participação intensa da(s) crianças, que podem oferecer um desenho ou fazer pequenos presentes especialmente confeccionados com a intenção de mostrar esse carinho e orgulho que temos por terem nos dado a oportunidade de viver, de estar aqui e agora honrando-os.

Quanto mais simples e mais sincero for, melhor.
Podemos inclusive manter este altar durante todo o ano, e honrar os ancestrais sempre que pudermos/quisermos/sentirmos a necessidade de fazê-lo ( nunca uma obrigação !).

As comemorações diante do altar dos ancestrais devem ser simples e rápidas, algo que as crianças sejam capazes de fazer sozinhas também : contar-lhes algo interessante, ou um segredo...conversar com eles, cantar, dizer poemas ou contar histórias, deixar pequenos presentes especiais que encontramos na Natureza ( pedras, flores, sementes, folhas, galhos,etc) ou desenhos feitos especialmente para eles.

No dia de Samhain o altar deverá receber uma atenção especial, e - caso isso não ofereça risco - poderá receber até velas !

(*) Nascimento e Morte são eventos que para mim representam o ponto de partida e de chegada de um ciclo interminável de novas experiência. Que se inicia e se fecha nas Terras de Verão. E isso deve ser apresentado para as crianças desde pequenos sob a forma de imagens ( não de fantasia!).  Mas isso é assunto para um outro post !


Bons preparativos e muitas Bênçãos !

2 comentários:

Elaine Figueira disse...

Oi querida, já penso em voltar, devagar e sempre. Precisamos nos conhecer. Feliz Esbat (boa lua para voltar hein?)

Obrigada por tudo que fez por mim.

Serena

Strega Mamma disse...

Muito me alegra o seu retorno.A lua anda linda e convidando-nos a festejá-la todas as noites ! Bjs !