segunda-feira

Bruxas comemoram o Halloween ?


No Hemisfério Norte (*) no 31 de Outubro - data da tradicional festa do "dia das Bruxas", em especial nos Estados Unidos - é comemorado Samhain, o mais importante Festival Pagão que marca o final de um ciclo e o início de um novo. É o ano novo pagão .

Mas é especialmente uma homenagem aos antepassados, um momento de deixar o "velho" para atrás e renovar os votos de um recomeço em todos os aspectos .

Como a raiz das festas atuais são encontradas nas antigas comemorações pagãs ( "adaptadas" por motivos os mais variados) não é de se estranhar que os "personagens" principais sejam fantasmas, assombrações, monstros, vampiros, esqueletos, múmias, e claro - bruxas, abóboras, caldeirões !

Para todos os que tem seus Pequenos Pagãos por perto acho que podemos unir às antigas comemorações - onde  honramos os antepassados, queimamos pedidos no caldeirão, preparamos a ceia de forma especial, e algumas atividades artesanais , que não só a garotada , mas todos apreciamos muito, além de ser um momento de reunir a família e amigos ( vale até um lanche especial)- as brincadeiras e jogos do atual Halloween .

Ideias bem legais vocês encontrarão aqui : http://dedinhos-lambuzados.blogspot.com.br/

(*) Aqui no Hemisfério Sul em 31 de Outubro comemoramos Beltane, e Samhain é comemorado em 30 de Abril

Uma ideia legal é reunir fotos de todos os que já partiram para as Terras do Verão Eterno, formando uma espécie de altar dos antepassados. Caso não tenha a foto, ou queira enriquecer o seu altar, acrescente algum objeto que tenha sido deles/as.

Ano passado fizemos um altar desses e resolve-los mante-lo permanentemente, e tem sido uma oportunidade de nos aproximarmos mais, inclusive deles. Experimentem !

As imagens retiramos daqui .

2 comentários:

Green Womyn disse...

Mais um:

http://www.creativefamilyfun.net/2012/10/halloween-cats.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+MyCreativeFamily+%28My+Creative+Family%29

Espero que curta!

Strega Mamma disse...

Vou espiar ! Obrigada ! Bjs !