domingo

O lado sutil da vida... tarô

Hoje me dei de presente um baralho de tarô . Muito mais do que um sistema de advinhação, este é um instrumento que nos permite um mergulho no inconsciente, um convite a uma auto-análise.
Estou encantada com as muitas possibilidades de estudo do ser humano que ele nos instiga.
Suas 78 cartas são divididas em Arcanos Maiores (22 cartas que representam uma série de arquétipos que falam das etapas de desenvolvimento de toda a vida) e os Arcanos Menores ( 56 cartas distribuídas por 4 naipes, como nos baralhos comuns, mas acrescida da figura do cavaleiro em cada um deles).
Existem vários tipos de Tarô, alguns deles são :Tarô  Marselha ;Tarô egípcio;Tarô cigano;Tarô das bruxas; Tarô de crowley;Tarô wicca;Tarô de Dali;Tarô das flores;Tarô das árvores;Tarô da fortuna;Tarô dos anjos,entre outros.
Alguns estudiosos apresentam outro tipo de classificação : basicamente temos os Tarôs Clássico, Moderno, Transcultural e Surrealista.O Clássico possui símbolos e elementos tradicionais, usados desde os primeiros registros e são fiéis aos padrões originais. Os Modernos contém desenhos mais variados e alguns símbolos novos - surgiram no início do século 20.Já os Transculturais (que contam lendas ou mitos através das cartas) foram criados na década de 70, juntamente com os surrealistas que possuem desenhos literalmente surreais e simbologia eventualmente alterada. 
Quem quiser conhecer o trabalho muito especial de uma ilustradora brasileira, visite : http://aartedotaro.blogspot.com/   e
Por enquanto é só.
Muitas bênçãos para todos nós !

Nenhum comentário: