sábado

Halloween ...Samhain - 31 de Outubro é dia de comemorar !

Hoje em dia muitos estão comemorando - inclusive no Brasil - o Halloween , mas na verdade poucos sabem o que é esta comemoração.
Esta é uma das explicações oferecidas:
Etimologicamente Halloween vem do termo All Hallow's Eve, Véspera ou Dia de Todos os Santos. As raízes da festa atual remontam ao século 7º ou 6º a.C., quando os celtas, justamente no dia 31 de outubro, celebravam o Samhain, a mudança do ano (no 5o. Século Antes de Cristo, na Irlanda Céltica, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro). Samhain era o Deus da Morte. Para os druidas, 31 de outubro era a noite em que Samhain voltava com os espíritos dos mortos. Alguns imigrantes europeus, de um modo especial os irlandeses, introduziram o Halloween nos Estados Unidos.
Samhain ( pronuncia-se souên) :É o mais importante de todos os Festivais dentro do Paganismo,marcando tanto o final como o início de um ano novo.
É a festa onde se honram os ancestrais e todos aqueles que já partiram para País do Verão.
Nesta noite o véu que separa o mundo material do mundo espiritual está mais delgado  e o contato com os ancestrais se torna mais fácil.
Se comemora a Morte e a alegria do Renascimento.
A Deusa desce até a Terra do Verão onde se encontra com seu amado e retorna grávida, mostrando que a morte não é o fim, mas o recomeço.
Como qualquer festa ela envolve uma preparação cuidadosa.
É um momento propício à reflexão sobre tudo o que foi feito e o que se deixou de fazer durante o ano.
Uma das atividades é a confecção de uma Lanterna de Abóbora - as famosas Jack  O' Lantern . Além de enfeitarem a casa para a comemoração, as lanternas servem para espantar os espíritos indesejáveis que querem permanecer presos à matéria( você poderá colocar uma do lado de fora da casa para isto )
Você vai necessitar de :
- 1 abóbora moranga;
- 1 faca;
- 1 vela branca;
- óleo essencial de patchuli ou mirra;
Com a faca recorte uma "tampa " na parte superior da abóbora- cuidado pois a casca da abóbora é muito dura. Retire as sementes, e para evitar chero ruim ou insetos, passe o óleo. Com a faca entalhe uma "face" na abóbora da forma que mais apreciar ( talvez seja prudente fazer um molde e aplicá-lo à abóbora com um lápis oo caneta antes de recortar).
Unja a vela com o óleo e coloque-a dentro da abóbora.

Ao acender a vela diga :
"Com esta vela, por esta luz e pela brisa que vem do além eu dou as boas vindas aos espíritos nesta noite de Samhain" ( sugestão de Claudiney Prieto)


Muitas bênçãos para todos nós !

Nenhum comentário: